quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Todos os tipos de sinalização

Os displays têm como finalidade informar, relembrar, persuadir, indicar posição, expor e vender.
Tudo o que não é bem exposto não é visto. Se não é visto, não é comprado.
O material de ponto-de-venda é o que dá voz à marca.

PONTOS ESSENCIAIS


Assim como na propaganda, alguns pontos são essenciais para a confecção do material de PDV e sua inclusão no esquema promocional.


• criatividade – o material de PDV deve ser antes de tudo criativo e bem dimensionado para o local onde será aplicado;

• originalidade – a concepção inédita, tema apropriado, texto curto e fácil, e bom impacto visual farão com que sua mensagem seja bem memorizada;
• funcionalidade – simplicidade, boa acomodação do produto, montagem, colocação e reposição fácil garantirão a aceitação e seu uso.

VANTAGENS DOS MATERIAIS


Os materiais no PDV costumam lembrar e reforçar aos consumidores a mensagem publicitária vista por eles.

Os materiais de merchandising geralmente ampliam os efeitos da propaganda feita em outros veículos, porque eles complementam as mensagens, diretamente onde as decisões de compra estão sendo tomadas.
Apesar de toda a sua importância estratégica, os materiais de PDV ainda são tratados em segundo plano. Freqüentemente, não se dá a devida atenção criativa que eles merecem e precisam.

Displays de chão

São todos os grandes displays independentes de gôndolas, que ficam apoiados no chão. A maioria toma em média um metro quadrado de espaço na loja, ocupando cantos ou corredores. É aconselhado apenas para lojas que possuam espaços extras.

Displays de prateleira

Apesar de serem parecidos com os displays de balcão, eles necessa­riamente precisam encaixar-se no tamanho das prateleiras dos supermercados ou lojas.

Displays de balcão

São aqueles usados em lojas especializadas que costumam fazer aten­dimento personalizado, onde ficam expostos os testadores ou produtos sobre os balcões.
Exemplo: Lojas de cosméticos, perfumes, relógios, bancos, padarias etc.

Adesivos

Material plástico autocolante, que contém mensagens promocionais. É bem aceito em bares, lanchonetes, farmácias, e muito usado em freezers ou geladeiras de supermercados. Pode ser colado em qualquer lugar, e alguns, com cola especial, podem ser colados no chão de lojas.

Balcão para demonstração

Stand pequeno, para uma demonstradora, que tem como objetivo demonstrar e divulgar um produto de forma personalizada. Geralmente, são desmon­táveis e fáceis de carregar.

Bandeja para degustação

É um prático suporte preso aos ombros (para lojas onde não cabe um balcão), que permite fazer degustações rápidas e em qualquer local do supermercado.
Por sua mobilidade, praticidade e custo baixo, ela é muito usada atualmente.

Banner

São sinalizadores de qualquer tamanho (pequenos ou gigantes) feitos em papel, plástico ou tecido que parecem faixas na vertical. Geralmente, vêm esticados entre dois roletes de madeira, fixos num estandarte ou presos diretamente no local.

Faixas de gôndola

Também conhecidas como demarcadores de gôndola ou réguas, essas faixas feitas de papelão ou plástico servem para informar sobre a presença do produto na prateleira e auxiliar o consumidor a localizar, dentre tantos outros, este ou aquele produto.
Elas são encaixadas nas canaletas transparentes ou coladas nas pontas das prateleiras.

Luminosos

Podem ser internos como relógios, marcas, produtos e outros motivos, e podem ser feitos de néon, fibra óptica, elétricos etc. São usados em bares, restaurantes, padarias, lojas etc. Os externos são colocados em fachadas ou nos topos de edifícios para identificação do estabelecimento ou divulgação noturna.
Os backlights também são luminosos, mas são visíveis à noite e também durante o dia.

Take One

Caixinha aberta onde se colocam folhetos ou panfletos para serem pegos pelos consumidores nas prateleiras ou balcões.

Existe uma infinidade de outros materiais de merchandising no PDV, e todos os dias aparecem novas e criativas peças.


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